MEX 3º DIA: Chichén Itzá

By | 06:48 Leave a Comment
09/03/2011
Acorda cedo que é meu aniversário! E... A maratona continua! A ideia é zanzar no sítio o período da manhã e caçar dois outros cenotes, totalmente cenários de filme, à tarde! Corre e pernas pra que te quero!
Hmmm, digo dois outros porque colado com Chichén Itzá tem o cenote de Ik Kill onde é permitido nadar, já os que estão dentro do parque não, não pode... Nem que você faça saltos ornamentais! ;) AHHH! A visita aquática a Ik Kil com toda certeza vale mais do que à pena, inda mais depois das longas pernadas que você terá feito em Chichén Itzá, aliás prepare-se porque o parque é grandinho, viu???
Foto da maquete de Chichén Itzá, fonte: http://forums.civfanatics.com/showthread.php?t=156560

Distância/ Distancia/ Distance: 71,8 km
Tempo estimado/ Tiempo estimado/ Estimated time: 55 min
Trajeto/ Cómo llegar/ Directions: Cancun - Kantunil
Ponto/ Punto/ Point A: Ek Balam
Ponto/ Punto/ Point B: Chichén Itzá.
Fonte/ Fuente/ Source : Google Maps

Toda aquela escuridão que pelo dia agora era clareada, mostrando a enormidade que o manto negro noturno cobriu. As construções são de babaaaaaaaar! O sítio está muito bem estruturado e muito bem cuidado. Ah! E sobre aquela tranquilidade vista em Ek Balam, agora?! Hrmm!! Pode esquecer! Aqui é maravilha da humanidade meu irmão!!! O sítio recebe cerca de 3.500 cabeças por dia, podendo chegar a 8.000 visitantes em alta temporada.

É gente pra tudo que é lado, inclusive debaixo da terra... E antes que você faça uma ideia macabra, o que condiz com a áurea de sacrifícios e histórias afins, vou retratar, tinha gente continuando as escavações quando eu visitei este lugar incrível. Risos!!! 


[Aliás vou pedir a uma amiga querida que nos dê informações
frescas!!! E se você ai do outro lado tiver uma, por favor comente!



Num falei que tinha gente até embaixo da terra???
https://www.youtube.com/watch?v=6bubyNsCOEo&feature=youtu.be
Cobrindo mais de 300ha e com quase mil anos de história, este local sagrado foi um dos maiores centros maias da península teve atividades militares, religiosas e comerciais; chegou a ter mais de 3 dezenas de milhares de habitantes. Hoje é uma das maiores zonas arqueológicas da região, contém o maior e mais rico acervo de monumentos, dentre eles os mais importantes exemplos da fundida arquitetura maia-tolteca.
Suas construções e suas obras artísticas ilustram grandes períodos de grandes civilizações pré colombianas, mostrando a visão deles sobre o mundo e sobre a vida.  A explicação mais aceita, é que após invasão tolteca no séc. 10d.C., a cidade teve técnicas construtivas do México central mescladas às suas, essa fusão em Chichén Itzá chegou a influenciar as construções de toda a península até o séc. 15d.C., ou seja, até a chegada dos espanhóis



conjunto de edifícios com arquitetura similar à Rota Puuc.

Você, mesmo não sendo especialista, encontrará facilmente a sudoeste, ali perto do famoso El Caracol, e notará esses outros traços de arquitetura os quais também, se tiver tempo e não for do tipo que se preocupa em estar somente nos lugares que se tornarão mais tarde clichê de visitação da humanidade, e estiver a fim mesmo é de conhecer a região, poderá ver similaridades nos sítios da rota Puuc.








conjunto de edifícios com arquitetura similar à Rota Puuc.https://www.youtube.com/watch?v=IpWUxwHZL6M
https://www.youtube.com/watch?v=00k-QeGFqik

Os monumentos mais importantes são:
El Castillo, El Caracol, El Templo de los Guerreros junto às 1000 Columnas e El Juego de Pelota.

El Castillo, como é conhecida a pirâmide de Kukulcán, com seus 24 metros de altura, foi locada de acordo com os pontos cardeais, somando a quantidade de degraus de seus quatro lados o resultado corresponde aos dias do calendário maia, é a construção mais famosa dessa civilização e foi construída em diferentes épocas, tendo sob ela outra estrutura piramidal de outro período.


El Castilho
Curiosidade?! Nos equinócios do ano, os dias que marcam o início da primavera e do outono, uma misteriosa sombra projetada pela luz do sol sobre a face norte da pirâmide, desenha o corpo de uma serpente descendo até encontrar sua cabeça construída em sua base. Anteriormente, subir até o topo era permitido e seu interior era aberto à visitação, podendo chegar até a subestrutura piramidal, mas hoje nada disso! Tudo para não deteriorar a construção! Alguns guias de turismo não trazem esta informação atualizada.
Olha a sombra serpenteada aííí, gentem!!!
Fonte: 
http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/saiba-tudo-sobre-a-piramide-de-kukulcan-em-chichen-itza-no-mexico



El Caracol, foi um observatório astronômico e tem suas aberturas posicionadas em relação aos astros às principais datas maias. Sua escadaria em espiral justifica o nome dado.
El Caracol


El templo de los Guerreros com deus Chac e Kukulcan, a serpente emplumada, no alto do templo, tem suas colunas em forma de serpente guardando a entrada. A região com uma  enorme quantidade de colunas abrigava um mercado.
Gente, confesso, não fui capaz de retratar a magnitude deste templo nem de longe... Nem de perto... Nem! Nem! Nem!...
Então fiz algumas pesquisas de imagem especialmente pra este post pra não deixar que as minhas fotos fizessem menos do lugar...
Foto: http://abakmatematicamaya.blogspot.com/2011/06/bak-matematica-maya-el-templo-de-los.html
Este blog contém lindas imagens do templo e váriasssss informações!!!
http://albumfotos.com/fotos/templo-de-los-guerreros-1000-columnas/gmx-niv14-con438.htm

Campo de bola, juego de pelota, tem 168m de extensão, sendo o maior campo da mesoamérica, contém os seus dois círculos esculpidos em pedra pelos quais se passava a bola (feita de borracha) fazendo a pontuação do jogo. A bola era golpeada com os quadris e não com os pés ou com as mãos como nos atuais e mais comuns jogos com bolas. Na cancha contém desenhos incrivelmente esculpidos ilustrando os acontecimentos que pairavam sobre esse jogo. Acredita-se que os perdedores eram sacrificados, numa forma honrosa de morrer. (Inda bem que os tempos mudam...)
Campo de bola

Círculos esculpidos em pedra.

[
Você poderá conhecer mais, não somente conhecer, mas assistir à uma partida encenada deste curioso jogo extremamente comum à era maia em Xcaret, famoso parque da península, eles fazem um espetáculo à noite mostrando isso e vááários outros costumes ao tempo. Xcaret localiza-se na região do Caribe o que será assuntado mais adiante no nosso blog! =]

Existe uma versão do jogo, Bulama, que ainda é praticada pelos índios hoje. Cá entre nós, a palavra versão ficou ótima para falar que hoje não se sacrificam mais, claro, de forma honrosa, os perdedores... risos!

Chichén Itzá tem dois campos de bola, aquele mostrado acima, o maior de todos, e um outro, mais humildezinho...






Campo de bola humildezinho.


Cliks!!!

Longa Sacbé, estrada branca maia, que liga o cenote sagrado até à cidade. E diga-se de passagem que hoje é lotada de contratempos = compras!
Dicas:
O sítio, assim como todos os outros da região, abre todos os dias do ano das 8 da manhã às 5 da tarde, é que nem vestibular no Brasil, fechou o portão, já era!
Leve Chapéu, protetor solar (Corporal, facial e labial), soro para o nariz, água (a água lá é mais cara que ouro!) e AHHHH! Sempre tenha roupa de banho! Roupa de banho e toalha na bolsa são fundamentais nesta região do México, você sempre vai topar com algum dos milhares de cenotes por lá espalhados e... Passar vontade num é legal... E quando a questão é mergulhar num paraíso, vai por mim, não é legal mesmo. Óbvio que peixinho como eu, não passei nenhum pouco de vontade, me esbanjei em todas aquelas águas límpidas que vi! =)
Bom lugar para comprar presentes, lembranças e a prata? Buta bom preço!!! As porcelanas são de matar de tão lindas!!!
É aqui! Pra você que gosta dum souvenirzinho... HaHaHa! Vai enlouquecer...
Não deixe de visitar os outros sítios da região Uxmal, Kabah , Sayil, Labná , DZibichaltún e as Grutas de Loltún e Balancanche. Eu particularmente perdi alguns... O portão fechou... =/

fonte: http://www.cancun-online.com/Ruinas_Mayas/Chichen_Itza/Mapa/


Mais informações e informações tiradas:
http://www.chichenitza.inah.gob.mx/
http://whc.unesco.org/en/list/483


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Comente com o Facebook:

0 comentários: